Qual é o atual cenário do marketing digital?

06/02/2019 Junior Rodrigues

Qual é o atual cenário do marketing digital?

Qual é o atual cenário do marketing digital? O marketing de modo geral se tornou muito dinâmico. Já foi o tempo em que pensamos que um outdoor poderia fazer todo o trabalho para vender nossos produtos, mas, como todos os outros aspectos de nossas vidas, a tecnologia mudou isso para sempre.

Entretanto a mudança não foi apenas na forma como os anúncios são feitos, mas também no impacto causado na forma como as pessoas compram nossos produtos. Agora, a maneira ideal de aumentar as vendas é estar onde seus consumidores estão, e isso não é necessariamente um lugar físico.

Conteúdo constrói relacionamentos.
Relacionamentos são baseados em confiança.
Confiança gera receita!
Andrew Davis, palestrante e autor de best-sellers de marketing e fundador do Monumental Shift

Estratégias de marketing: ultrapassadas X inovadoras

O marketing digital, como qualquer outra forma de marketing, está em constante mudança. Os dias de se apoiar em revistas impressas ou outdoors para anúncios de negócios, pensando que só eles poderiam gerar compradores para uma empresa ter sucesso, acabaram.

Não muito tempo atrás, as empresas conquistavam grandes resultados ao mostrar explicitamente seus produtos, dizendo-nos como resolveriam nossos problemas e divulgando como eles eram melhores que a concorrência. Hoje em dia, as pessoas confiam mais em outros consumidores do que em anúncios de marcas diretas. De certa forma, a missão agora é entender que as pessoas não querem comprar algo que é obviamente exibido como um produto.

Todos os dias, as empresas estão criando novas maneiras de fazer com que as pessoas sintam que desejam seus produtos – ou melhor, como se realmente precisasse daquele produto. Mas o cenário mudou faz algum tempo. Os consumidores querem fazer suas próprias escolhas e comprar o que compram por motivos pessoais. Segundo a pesquisa do ODM Group, mais de 70% dos consumidores consultam as mídias sociais antes de fazer uma compra. Então, as pessoas nem sempre escolhem por si mesmas quando compram algo. Eles geralmente querem saber o que os outros pensam primeiro.

Por onde começar?

Aqui estão duas estratégias que são eficazes para vender seu produto ou serviço de uma maneira mais sutil:

•  Conte histórias: Torne sua marca mais humanizada. Criar uma relação emocional com a audiência pode ser uma ótima forma de aumentar seus resultados. Reviver experiências de outra pessoa, assistir a cenários da vida real ou compartilhar situações reais, fatos incomuns ou emocionais podem ajudar a criar engajamento do consumidor com sua marca. A Nike faz um ótimo trabalho ao promover seus produtos com histórias. A marca incorpora vídeos em sua estratégia social, apresentando histórias humildes e empoderadoras de estranhos, atletas e celebridades, como este. Quando bem feita, essa abordagem pode criar uma conexão emocional com uma marca.

•  Aproveite as avaliações. Por alguma razão, escolhemos acreditar no conselho de estranhos. De acordo com uma pesquisa da BrightLocal, “85% dos consumidores confiam tanto em avaliações on-line quanto em recomendações pessoais”. Estabeleça um canal para revisões em suas plataformas de mídia social. É uma maneira útil e autêntica de os consumidores conhecerem mais sobre sua empresa.

Autenticidade

Outra tendência atual em marketing é o buzz gerado espontaneamente. O principal motivador é a autenticidade, que é uma das razões pelas quais os influenciadores são tão populares no momento.

Para aumentar o engajamento do público, as marcas agora devem se concentrar em mostrar, não dizer. Se você adotar a autenticidade, seus clientes podem ajudar a fazer o marketing para você. Uma maneira de criar esse tipo de paixão genuína por sua marca é escolher as pessoas certas para retratar seu produto.

Segundo a Cisco, em 2021, 80% do conteúdo online será vídeo. Isso não significa apenas mais oportunidades para os influenciadores do YouTube, mas também é provável que a autenticidade e o carisma sejam mais lucrativos do que nunca.

Como escolher influenciadores que tragam um publico relevante para o seu negócio?

•  Meça o ROI com links / códigos promocionais: Uma das melhores maneiras de acompanhar se o influenciador selecionado é lucrativo é dar a eles links de rastreamento ou códigos de cupom. No final de cada mês, você pode acompanhar o número de vendas atribuídas ao influenciador.

•  Escolha alguém que conheça o campo: Você precisa ter cuidado e encontrar alguém que tenha características semelhantes ao seu público. Todo mundo quer uma opinião que tenha credibilidade para sentir confiança com uma marca e comprar. Atualmente o consumidores são “altamente prováveis” de seguir a recomendação de um micro-influenciador.

O lado negativo do digital

Hoje em dia, toneladas de conteúdo são criados todos os dias, pois as empresas estão lutando para estar no topo das mentes dos compradores. Um erro típico que vemos que pode fazer com que as marcas percam clientes em potencial é: criar muito conteúdo. Assim como os outdoors de décadas atrás, as pessoas ficam entediadas quando há muito do mesmo.

A boa notícia é que o marketing digital é super fluido e isso significa que você ainda tem a chance de renovar sua estratégia. Mas Lembre-se: produzir alguns conteúdos altamente relevantes é melhor do que saturar o público com tanta informação.

Qual é o atual cenário do marketing digital?

Precisamos mudar a experiência de compra do cliente. Ainda mais do que o primeiro estágio de prazer, as pessoas gostam de se sentir importantes o tempo todo. Você precisa melhorar estratégias para seus clientes em potencial, tanto quanto para os seus clientes atuais.

O processo de marketing indica agora que o sistema de venda/compra é baseado em um volante. O velho sistema parecido com funil parecia se importar apenas com os clientes antes deles comprarem. Entretanto após a compra, eles não eram uma prioridade e ficavam para segundo planos. O sistema volante baseia-se na capacidade de nossos clientes nos darem feedback em todos os momentos: antes, durante e depois da compra. Isso pode ajudar drasticamente nas estratégias de marketing de uma empresa.

Vivemos em um momento em que a tecnologia pode nos ajudar a trazer mais e melhores públicos para curtir nossos produtos. É mais fácil chegar a mais pessoas, mas é importante perceber que nem todas elas estarão interessadas em sua empresa. Pensando nisso que vemos a importância de um conteúdo relevante para seu publico.

 

Gestão de Mídias Sociais

fonte: Texto adaptado e traduzido

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Junior Rodrigues

CEO - Midialize | WE ❤ MIDIALIZE

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