Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

08/03/2019
Posted in Dicas
08/03/2019 Junior Rodrigues

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Quem nunca se deparou com aqueles tipos de anúncios: Tenha mais tempo para sua família, trabalhe sem sair de casa! ou Ganhe muito dinheiro trabalhando diretamente da sua casa! Mas será mesmo que é somente vantagens? Confira nesse artigo algumas Vantagens e Desvantagens de Trabalhar em Casa.

Vamos ser bem realistas, não importa de qual lugar você esteja trabalhando, você ainda está fazendo isso: trabalhando. Então, não acredite em promessas milagrosas de que trabalhar em casa é só alegria, pois como em todo os tipos de trabalhos, nem tudo são flores.

Mas a proposta principal desse texto é responder: você deve trabalhar em casa ou no escritório? A resposta é bem simples, depende em qual ambiente você será mais eficiente e o tipo de seguimento que você trabalha. (E quão bom é o seu HOME OFFICE.)

O que pode impulsionar a produtividade de uma pessoa pode ser justamente o que distrai a outra pessoa.

“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de comprometimento com a excelência, planejamento inteligente e esforço focado.” Paul J. Meyer

Depois de fazer essa breve introdução e reflexão, vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios clássicos de quem trabalha em casa!

Vantagens de trabalhar em casa

  • Horário flexível – Talvez uma das maiores vantagens de trabalhar em Home Office é flexibilidade de horários. Você é dono do seu próprio tempo e pode fazer pausas a qualquer momento, não se apressar em desligar o telefone quando seus familiares ligarem e almoçar em qualquer horário que você quiser.
  • Ambiente personalizado – Seja dono da sua própria decoração ou deixe o nível de barulho do jeito que você quiser – Transforme seu ambiente em algum lugar extremamente quieto ou na primeira fila de um show do Metallica.
  • Roupas aconchegantes – Você pode usar aquelas calças de moletom da faculdade com as letras descascando, ou aquelas camisetas rasgadas que seus amigos não sabem que você possui. (e nunca saberão)
  • Mais liberdade ao telefone – Você não terá que se esforçar para encontrar uma sala de reunião vazia ou lidar com um colega de trabalho particularmente tagarela. (Porém muito cuidado com crianças e animais de estimação em casa que podem ser ainda pior)
  • Problemas comuns no escritório – Evite colegas de trabalho debatendo sobre o futebol no fim de semana, sirenes soando fora de sua janela, o ar condicionado no 16º enquanto você esconde sua hipotermia.
  • Sem viagens – Da cama até a … cama? Esqueça os gastos excessivos com a gasolina extremamente cara do nosso país e passar raiva no transito cada vez mais caótico ou ter que enfrentar um transporte publico lotado tendo que acordar 3 horas antes para não chegar atrasado.
  • Almoço Econômico – O almoço pode ser caro se você trabalha no centro da cidade por exemplo. Em Maringá, não é uma loucura ver um lanche por R$15 ou um almoço por R$ 30. Em casa, você pode economizar muito tempo e dinheiro indo até mercado e preparando sua própria comida.
  • Mais tempo para a família – Realmente o seu tempo útil diário aumenta, dando tempo para cuidar de algum parente doente, tomar café com os filhos ou simplesmente tirar um tempo em paz para si mesmo!

 

Como dizemos anteriormente, nem tudo são flores!! Existe muitas vantagens em trabalhar diretamente de casa (listamos apenas algumas), porém existem muitas desvantagens também. Confira:

Desvantagens de trabalhar em casa

  • Força de vontade e disciplina – Essa com certeza é um dos pontos mais difíceis de quem começa a trabalhar em casa. Um monte de coisas para fazer, projetos para apresentar, mas a Netflix acabou lançar a 25ª temporada do Greys Anatomy… É através desse ponto que a grande maioria das outras desvantagens acontecem.
  • Dificuldade em criar uma rotina – A ordem em que você faz as coisas no trabalho quase nunca é a ordem em que você faz as coisas em casa. Pode ser difícil espelhar sua programação e processos quando estiver fora do escritório ou trabalhando 100% em casa, por isso o ponto anterior é tão importante.
  • Falta de compromisso – A falta de compromisso seja com horário ou com as tarefas, acabam se tornando um vilão bem comum. Sem nenhum gestor para cobrar pessoalmente e a falsa tranquilidade de estar em casa, faz com que os trabalhos fiquem bem mais difíceis de serem entregues na data ou horário programado.
  • Ifood sem limites – Você pensou que estava economizando dinheiro, não é? Se nem tudo estiver correndo bem e seu tempo diário estiver bem escaço, será muito difícil ter tempo para fazer aquele almoço caprichado e saudável e com certeza sua saída mais obvia será pedir comida pelo ifood. Isso nos leva a ressaltar que nesse caso a comida do centro nem é tão cara assim.
  • Cochilos – Isso poderia ser indiscutivelmente uma vantagens … a menos que acidentalmente durasse 45 minutos a mais do que estava planejado.
  • Tédio – Sabe aquelas conversas aleatórias de escritório que em grandes doses são ruins? Pois é, esses tipos de relacionamentos em quantidades quase nulas são prejudiciais também! Relacionamento interpessoal é de suma importância para o ser humano.
  • Animação! – O escritório pode ter energia. Talvez sua casa não.
  • Esperando por uma resposta – Você precisa fazer uma pergunta super rápida, e agora? Vai precisar ligar, ou enviar mensagem ou mandar e-mail. De qualquer uma das formas, você corre o risco de ficar sem resposta.

Fazendo a escolha certa

A grama do vizinho é sempre mais verde.

Quando você está no trabalho, nada parece mais incrível do que em um dia frio ficar trabalhando deitado de baixo da coberta. Quando você está em casa, você se lembra de como é bom fazer piadas e dar risada com seus colegas de trabalho.

Independente de qual será sua escolha, é importante escolher o ambiente em que você terá mais sucesso. Se você quer uma dica valiosa, comece simplesmente descobrindo onde você consegue realizar melhor o seu trabalho e por quê .

Um dos pontos principais a se levar em conta é ambiente em que você se mantém focado por mais tempo, quanto tempo você leva para voltar aos trilhos e como se comunica melhor. Se você é auto-motivado, sabe criar a uma rotina e não se distrai, trabalhar em casa é a escolha certa para você.

Se você preza por interações sociais, se anima por ver os outros trabalhando e gosta de agilidade, então trabalhar no escritório é o caminho certo a seguir.

Seja qual for sua escolha, há projetos que exigem mais tempo de silêncio ou mais colaboração e planejamento de recursos . É importante saber dosar isso, dependendo de onde você acha que será mais produtivo!

 

Qual é o atual cenário do marketing digital?

fonte: Texto adaptado e traduzido

[egoi_form_sync_1]

Junior Rodrigues

CEO - Midialize | WE ❤ MIDIALIZE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.